terça-feira, 5 de novembro de 2013

Oitavos anos da Marquês no Projeto Escola Estrada Afora

O nosso Projeto Escola Estrada Afora está de vento em popa! Há algumas semanas, as professoras Lúcia Cruz e Rafaela Castro estão trabalhando com os oitavos anos a redação de cartas, com o objetivo de aprimorar a escrita, atribuindo-lhe a função social. E hoje, 05 de novembro, uma parte dos alunos foi até a agência dos correios postar sua correspondência para os alunos da E. E. Sebastião Pereira Machado, da cidade de Piranguinho, MG.
Nessa primeira carta, os alunos se apresentaram para o colega – que ainda não conhecem pessoalmente - utilizando o gênero narrativo perfil.
Dando continuidade ao trabalho, os alunos conversarão com pessoas da comunidade para saber um pouco mais sobre o lugar onde vivem e falar sobre isso, numa próxima carta. Pretende-se, nesta fase, que se apropriem do gênero entrevista e levem ao conhecimento dos seus correspondentes as características do nosso município.
Neste contexto, outros gêneros textuais serão contemplados tais como relato, depoimento, conto, crônica, poesia, charge etc.

O projeto terá como culminância a visita à cidade de Piranguinho e a degustação de pé de moleque.










5 comentários:

  1. Muito bom ver o entusiasmo dos alunos ao escrever essas cartas. É o que digo sempre: a aprendizagem só se consuma quando o aluno vê sentido naquilo que aprende...Parabéns profªs Lúcia e Rafaela pela iniciativa! Parabéns alunos dos 8º anos pelo envolvimento e pela dedicação no processo de aprimoramento da escrita!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos alunos e professores!
    Nós da E.E. Sebastião Pereira Machado estamos ansiosos para receber as cartinhas.

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira alegria ver nossos alunos se apropriando da escrita e, através dela, alcançando lugares onde ainda não estiveram.
    Piranguinho que se prepare! Estamos chegando!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essas aulas práticas "in loco", porque através delas os alunos assimilam melhor o conteúdo trabalhado em sala de aula. Parabéns aos professores e alunos pelo envolvimento com o projeto.

    ResponderExcluir