terça-feira, 13 de agosto de 2013

Visita ao Bairro São Bernardo

A história do Sr. Horácio e Dª Ana

Horácio Raimundo Ferreira, um senhor de 77 anos é casado com Ana Maria Ferreira de 72 anos. Sr. Horácio morador do bairro São Bernardo desde seu nascimento, participou de um grupo escolar até o 4º ano.
Sr. Horácio e Dª Ana tiveram oito filhos, todos eles nasceram no hospital-escola em Itajubá e também frequentaram a escolinha do bairro, tendo com,o professora a Dona Maria. Uma filha faleceu aos 15 anos por causa da diabetes. Hoje seus sete filhos vivos são casados, somando à família dezesseis netos e três bisnetos.
Sr. Horácio e Dª Ana, assim como todos os moradores do São Bernardo, enfrentaram a falta de médico, o frio e o barro que atingia até 50 cm de espessura. Para irem à igreja, eles carregavam seus filhos no colo, porque na ocasião não havia transporte. Dona Ana nos contou que os brinquedos de seus filhos eram feitos por eles mesmos  - porquinho de chuchu, canoa  de folha de bananeira que escorregava no pasto, porquinho de batata, esconde-esconde etc.
Sr. Horácio trabalhou na pecuária, hoje é aposentado, mas ainda tem suas vaquinhas para o leite do uso e a produção de queijo caseiro. Sua esposa Dª Ana produz artesanato (ponto-cruz e crochê), não é aposentada, também cultiva seus chás e ervas.
 Lígia Ferreira de Souza.








































Imagens: Camila Sapucci e Mateus Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário