IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A “Escola Estadual Marquês de Sapucaí” localiza-se à Rua Paulino Faria,
s/n, na cidade de Delfim Moreira-MG.
Possui este nome em homenagem ao político Cândido José de Araújo Viana, o
“Marquês de Sapucaí”.
Tel (35) 36241141
e-mail: escola.55000@educacao.mg.gov.br
- Administração 2013
- Diretor: Aurelino Assis Xavier
- Vice-diretor :Antônio Martinês Assis Leite
- Especialistas: Josefina Ferreira Silva/ Ana Maria de Paiva Alves e
Silva
- Secretário: José Odorico Lorena
- Histórico
A Escola Estadual Marquês de Sapucaí foi criada em 17/12/1946, pelo
decreto Nº 2.359/46 com o nome de “Escolas Reunidas “Marquês de Sapucaí”.
Sua instalação data de 07/02/1955, quando passou a chamar “Grupo Escolar
Marquês de Sapucaí”.
Funcionou com as quatro primeiras séries até 1974. A partir de 1975,
conforme Resolução nº 1.377/75, de 03/05/75, foi autorizada a extensão de
séries de 5ª à 8ª série, em caráter imediato, ficando classificada como “Escola
Estadual Marquês de Sapucaí” funcionando também como pré-escola.
Em 30/06/88 o MG publicou no Ato do Sr. Governador, o Termo de
Autorização “Integração de Escolas” e no MG de 10/08/88 foi publicado o decreto
28.489/88 integrando as Escolas: E.E.de 2º Grau e E.E. Marquês de Sapucaí, de
1º Grau, numa única Unidade de Ensino, com a denominação de “E. E. Marquês de
Sapucaí de 1º e 2º graus,1.4.6.B.
- Diagnóstico
A E.E. Marquês de Sapucaí é uma escola pública que busca incessante e
progressivamente melhorar o atendimento à comunidade e aprimorar formação
cidadã.
Ao longo dos anos já proporcionou cursos de aceleração e adequação de
idade/série como ‘ A caminho da cidadania”, ‘Acertando o Passo”,” PAV”e EJA –
Educação para Jovens e Adultos que no final de 2012, certificou 24 alunos .
O processo de municipalização teve início no ano de 1998 de forma que
o número de alunos ficou bastante reduzido, em 2013 temos 550 matriculados e
frequentes. Esse número foi dividido em 10 turmas matutinas e 07 turmas
vespertinas. No período noturno, frequenta 01 turma no Curso Técnico em
Contabilidade e 01 no Curso Técnico em Informática.
Há alguns anos, a escola vem traçando uma proposta pedagógica que
contemple a diversidade , o que se configura como educação inclusiva. Mas para
que a inclusão se efetive é necessário que se faça uma discussão constante
acerca das mudanças requeridas em termo de concepção(do sujeito,
ensino-aprendizagem, currículo e avaliação), formação docente e adequação dos
espaços físicos.
Essas questões pedagógicas são discutidas, frequentemente, durante as
reuniões de Módulo II, incluindo temas como:
- Resultados do PROEB e IDEB, situação atual dos alunos, situação atual
do professor, normas de convivência, principais dificuldades da escola,
considerações sobre a avaliação, causas da evasão, métodos de recuperação,
causas da repetência, possíveis soluções para melhorar a qualidade do ensino, o
que se espera da escola, atividades a serem desenvolvidas na escola,
compromisso dos funcionários com a instituição. Nessa oportunidade é elaborado
o PIP- Plano de Intervenção Pedagógica.
Cabe ressaltar que o corpo docente, cuja maioria é efetiva através de
concurso,tem investido em capacitação profissional, através de cursos de
pós-graduação e mestrado.
Quanto ao aspecto físico, em 2013 a E.E. Marquês de Sapucaí apresenta-se
da seguinte forma:
Salas de aula
|
Refeitório
|
01
|
|
Sala de direção
|
01
|
Banheiros
|
08
|
Quadra esportiva
|
00
|
Auditório
|
01
|
Biblioteca
|
01
|
Laboratório
|
01
|
Sala dos professores
|
01
|
Secretaria
|
01
|
Sala informatizada
|
01
|
Cozinha
|
01
|
Camarim
|
01
|
Sala Recurso
|
01
|
Sala de aula de música
|
01
|
Material esportivo
|
01
|
Sala de livros didáticos
|
01
|
Sala de recursos audiovisuais
|
01
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário