quarta-feira, 26 de junho de 2013

Visita Ao Bairro Barreiro

Mudanças no Barreiro

            Na noite fria do dia 08 de maio de 2013, dois repórteres do Jornal Prisma Cultural foram buscar informações históricas e culturais a respeito do bairro Barreiro.
Numa conversa com o advogado Marcelo Souza, ex-morador que preza pela história do bairro, ele contou-nos das frequentes destalas de fumo, ponto de encontro das pessoas, onde as crianças brincavam de pique e faziam muita bagunça.O bairro produziu muito fumo e chegou até a ser referência para outros municípios e também,a custa disso, o Barreiro cresceu e prosperou ao longo dos anos...
Relatou sobre a vinda de boiadeiros que traziam consigo o gado para o único açougue, que havia na região, em nosso município: Delfim Moreira. Isso fez com que surgisse a hipótese de que o pastel de milho
teria se originado aqui. Tudo indica que esse fato tenha veridicidade, pois em certa época houve restrição da farinha de trigo e como não havia comida suficiente para todos habitantes e para os boiadeiros, então passou-se a usar a farinha de milho já que haviam milharais e facilidade para fazer e comprar esse tipo de alimento. Assim, surgiu nosso famoso pastel de milho.
“ O Barreiro vem sofrendo muitas mudanças”: a plantação de fumo tornou-se escassa devido à falta de mão de obra.As pessoas mudaram para outras localidades em busca de trabalho.
Ao perguntar sobre os moradores do bairro ele indicou-nos seu Tião Sabão para conversar sobre as histórias do povoado.
            Assim, no dia seguinte a equipe do Jornal Prisma Cultural realizou a visita ao bairro Barreiro onde seu Sebastião, o Tião Sabão, nos recebeu muito bem. Ele relatou histórias sobre os campeonatos de futebol, como era composto o time e o número de vitórias. Falou sobre o mentruz planta medicinal foi muito usada como anti-inflamatório pelos atletas do bairro quando se machucavam.
            Relembrou do barro formado na estrada, oque originou o nome do bairro.  hoje isso fica só na lembrança das pessoas... Chegou o progresso, o asfalto e a insegurança para os moradores.


Sr. Tião apresentou-nos a fauna representada pelo tucano, que voavam sobre nossas cabeças, indo pousar nas bananeiras.Por lá também é muito frequente a visita de pato selvagem, das garças e das maritacas, do porquinho-da-índia, do veado, da onça jaguatirica e até da pantera negra; a flora do lugar representada pelas árvores frutíferas e o pau-formiga. A natureza também vem sofrendo contínuas mudanças como a diminuição do nível pluviométrico, secas, corte de madeira. Mas apesar disso, a paisagem do bairro é exuberante e continua encantando as pessoas.

Tainara Nunes

O pau-formiga é uma árvore tropical majestosa,
 que impressiona por seu porte e florada exuberantes.
Sua copa tem formato colunar a piramidal,
 com tronco retilíneo,
elegante e oco,
abrigando formigas em seu interior.

Imagens: Mateus Ribeiro e Camila Sapucci.





2 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto! Fico feliz em saber que Delfim Moreira está sendo cada vez mais valorizada através das práticas educacionais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professores e alunos! É Delfim mostrando toda sua beleza!!

    ResponderExcluir