quinta-feira, 27 de junho de 2013

Visita Ao Bairro Biguá

O bairro Biguá recebeu este nome devido a uma ave de corpo pesado parecida com um pato de plumagem escura, bico estreito e adunco, cauda e pescoço longo e asas curtas. Os biguás existiam em abundância na ocasião da construção da ferrovia.
 

Estação Biguá




Uma pena essas construções históricas estarem tão abandonadas. A estação quase em ruínas, tomada pelo chuchuzeiro ainda seve de abrigo para uma família. A caixa d’água que abastecia a Maria-fumaça  está coberta pelo musgo  e ainda revela vestígios de alguma campanha eleitoral. Puxa, não é assim que se trata o nosso patrimônio histórico-cultural !

Biguá = terra natal do Padre Léo

Tarcísio Gonçalves Pereira, o padre Léo ,nasceu no dia 9 de outubro de 1961, no bairro Biguá,em Delfim Moreira/MG , filho de Joaquim Mendes e Maria Nazaré. Quando era criança, já tinha o desejo de ser padre, mas como todo jovem teve namorada, chegando a ficar noivo. Ingressou na Renovação Carismática Católica em 1973 ,enquanto tornou-se músico, cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor. Entrou para o seminário com 21 anos. Descobriu a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.  Aos 12 de outubro de 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que hoje conta com 05 casas espalhadas pelo Brasil, cuja missão é restaurar jovens dependentes químicos, portadores de HIV e marginalizados em geral. Essa missão aconteceu quando os usuários de drogas o procuravam nas dependências do Colégio São Luiz, na cidade de Brusque/SC. Sempre com bom humor e entusiasmo pela vida, Padre Léo começou o tratamento contra o câncer em abril de 2006 e, mesmo debilitado, esteve presente no ‘Hosana Brasil 2006’ em dezembro. Visivelmente abatido pelo longo tratamento, fez uma surpreendente pregação, marcando profundamente a vida de todos os presentes. Padre Léo morreu no dia 4 de Janeiro de 2007, vítima de câncer no pulmão, aos 45 anos, no Hospital da Clínicas de São Paulo, cercado de pessoas que o amavam sinceramente.
Umas das instituições fundadas pelo Padre Léo, localiza-se logo aqui em Lorena /SP a 40 km de Delfim Moreira, e atualmente  Pe. Vicente é o coordenador de todas essas clínicas.Quando já estava à beira da morte , quis que sua família se reunisse sem ele, para a festividade do ano novo, enquanto estava no hospital. Ele já sentia que seu encontro com Deus estava próximo. Quatro dias depois ele faleceu.

Rafaela Siqueira e Mayara Gaioso







Moradores contando Histórias na praça 













Imagens: Mateus Ribeiro.

3 comentários:

  1. Pois através dos projetos implementados na Marquês, nós temos a oportunidade de crescer não apenas como meros alunos,mas como, realmente, seres humanos. E acredito que esta seja a base da correta educação. Pois seria indispensável para nós este calor educacional que está sendo lapidado na escola, produzido pelos artesãos da elite educacional virgem e altruísta da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que nossos alunos estão aprendendo além da sala de aula. Estão sendo realmente os responsáveis pelo que estão vendo e vivenciando e, o que é melhor, compartilhando tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante essa formação!! Parabéns a vocês. Ultrapassando os limites da sala de aula!!! Felicidades!

      Excluir