sábado, 15 de junho de 2013

Escola Estrada Afora

PROJETO ESCOLA ESTRADA AFORA As ações desse projeto se pautam em conhecer, observar e analisar os bairros e regiões que compõem o município de Delfim Moreira-MG em seus diversos aspectos histórico-culturais.
Para quem não sabe:
O município de Delfim Moreira-MG possui uma população de aproximadamente 8.000 habitantes, distribuídos numa área territorial de 408,5 km2. Com a topografia predominantemente montanhosa, o centenário e histórico município abriga em seus rincões 37 bairros rurais, cuja população se dedica às atividades agropecuárias. Os nossos córregos descem apressadamente as encostas, chegam e fertilizam as lezírias do Rio Sapucaí. Seguem até o Rio Grande e depois ao Rio de La Plata para desaguar no mar em Buenos Aires.

Aqui em Delfim Moreira ainda existem os túneis das minas de ouro do século XVIII, descobertas por Miguel Garcia Velho em 1703... O Município foi palco de uma das batalhas da Revolução de 1932 que deixou suas trincheiras e, em memória da família de um soldado, erigiu-se a Cruz das Almas; também foi anfitrião da Princesa Isabel e do conde D’Eu que aqui fizeram sua estada por duas vezes, em períodos de repouso. Durante décadas foi o maior produtor mundial de marmelo - a cozinha local criou um cardápio de pratos, doces, geleias de marmelo. Aqui foi terminal de um ramal da estrada de ferro que deixou de herança o edifício da estação e o nome da cidade. Os nossos casarões históricos resistem ao tempo e teimosamente registram sua história. Reminiscências de animais pré-históricos de eras geológicas existem nas pegadas nas pedras dos nossos rios.
E nós estamos tendo oportunidade de conhecer todos os bairros de Delfim Moreira numa incessante busca de todas essas histórias...

5 comentários:

  1. O Projeto Escola Estrada a Fora tem por objetivo principal resgatar a história de cada bairro a partir de depoimentos. Nossos alunos saem tão inspirados e prontos para realizar a pesquisa que eu fiquei emocionada. Gosto de ver eles no controle das idas e vindas pelos bairros... A intimidade que vão desenvolvendo ao longo das estradas de Delfim. Parabéns a Professora Ana Paiva pelo início de uma aventura que fascina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquem os jovens dentro da sala de aula durante mil anos e transmitam-lhes trilhões de informações e enfiem na cabeça deles todos os livros do mundo. Ao receberem o diploma estarão prontos para destruir e se autodestruir. Coloquem-nos em desertos sociais, durante um ano, cuidando, amparando e aliviando a dor dos outros e aprenderão a preservar a vida. ESCOLA ESTRADA A FORA, É a Marquês de Sapucaí nos trilhos da educação transformadora. Sinto orgulho de estar neste grupo. Professor Serginho

      Excluir
  2. Muita criatividade: Projeto Escola Estrada a Fora para conhecer o histórico de cada bairro. Super interessante!! Adorei!!

    ResponderExcluir